Sobre o colar de âmbar
Há alguns anos um acessório curioso tem chamado a atenção de quem repara um pouco mais nos bebês e crianças que circulam por aí: o colar de âmbar. O âmbar é uma resina fóssil produzida por pinheiros que cresceram há cerca de 50 milhões de anos. Encontrado desde o Neolítico, é considerado um dos maiores tesouros da nossa natureza. A resina preserva folhas, flores e pequenos insetos que ficaram ali, em seu estado natural, o que o torna cada peça única.
Apesar de sua beleza, muitas pessoas estranham que crianças tão novas (algumas recém-nascidas), já utilizem o colar. O colar de âmbar é novidade no ocidente, apesar de amplamente utilizado na Europa. No oriente, faz parte da medicina natural há muitos anos, e muitas crianças chinesas já saem da maternidade utilizando o colar. Mesmo sem ser cientificamente comprovada a sua eficácia, acredita-se que o âmbar é uma resina que libera um componente conhecido como ácido succínico. A substância é famosa por ter propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, cicatrizantes e imuno-estimulantes, o que atenuaria os desconfortos causados pela erupção dos dentes.
Também é muito benéfico para adultos. Funciona como um analgésico natural, indicado para aliviar crises de enxaquecas, tendinite, dores causadas por fibriomialgia. Fortalece o sistema imunológico e promove bem estar.
• Segurança
Nossos colares são confeccionados em fio resistente e com um nó entre cada conta. Caso tenha a se romper em algum momento, não há perigo para o seu bebê, pois ele não perde todas as contas.
Trabalhamos apenas com fecho em rosca, desta forma o colar fica bem fechadinho e não corre o risco do bebê conseguir abrir sozinho. Eles são extremamente seguros e se vier a sofrer forte pressão, se rompe no mesmo momento para garantir a segurança do seu bebê.
• Cores e modelos
O âmbar é encontrado em centenas de tonalidades em seu aspecto natural, algumas mais claras e outras mais escuras. Mas suas cores não influenciam no efeito terapeutico.
Já em relação ao acabamento da peça, existem uma leve diferença entre o polido e não polido. Os colares e pulseiras que não passam pelo processo de polimento, possuem uma concentração maior de ácido succinico, substância responsável pelo seu efeito terapeutico, sendo mais eficazes que as peças polidas.
• Tempo de uso:
O colar de âmbar pode ser usado no pescoço do bebê à partir de três meses, pois antes disto os bebês não conseguem sustentar a cabeça, o que pode ser um pouco incomodo com o uso do colar. Por isto recomendamos que antes disto seja utilizado como tornozeleira com duas voltinhas. Ou até mesmo que seja adquirido a tornozeleira e pulseira, que podem ser usadas desde os primeiros dias de vida.
O âmbar deve ser utilizado diariamente em contato com o calor da pele, para obter o máximo de seus beneficios. Durante a noite, pode ser utilizado como tornozeleira com duas voltinhas.
• Cuidados com a peça:
O âmbar é uma peça muito delicada, que requer alguns cuidados, como evitar o choque com superficies duras. Também recomendamos evitar o uso do âmbar com protetores solares, perfumes, sabonetes; estes produtos podem fechar os poros naturais do âmbar e com o tempo desgastar a peça, fazendo com que as contas se quebrem.
O fecho da peça deve ser fechado cuidadosamente, pois se a rosca for fechada com muita força, pode se romper por segurança.
• Autenticidade:
Você já sabe que somos pioneiros no comércio de Âmbar aqui no Brasil, né? Começamos a trabalhar com colares de âmbar em 2012 e desde então fizemos inúmeros testes com diferentes fornecedores.
Nosso âmbar vem diretamente da Lituânia e como prezamos por qualidade e a garantia do efeito terapêutico, trabalhamos apenas com Âmbar Natural Legítimo.
Hoje em dia o existe uma grande quantidade de importações de âmbar falsificados, mesmo com certificado de autenticidade (o que também pode ser falsificado e não é garantia de âmbar legítimo).
Existem algumas maneiras de descobrir se o seu âmbar é verdadeiro ou se não passa de uma cópia. Deixamos algumas dicas de testes que podem ser feitos em casa e além disto uma dica de ouro: Busque referências da marca que você vai comprar, veja depoimentos dos clientes e o tempo de mercado. Isto facilita muito na hora de adquirir este item tão valioso para a saúde do seu bebê e da sua família.
Teste do cheiro: O âmbar tem o cheiro característico de pinheiro fresco. Quando o âmbar é queimado ou está em seu estado natural (cru), exala este cheiro.
Para realizar o teste você vai precisar de uma agulha quente. Procure uma conta que esteja mais próxima do fecho, e coloque a agulha bem quente sobre a conta. Se o seu colar for âmbar verdadeiro, vai exalar um aroma adocicado e suave, muito característico. Caso não seja âmbar, sua peça pode exalar um cheiro ruim, de plástico queimado.
Outra dica super importante: o âmbar não queima rapidamente como o plástico e copal. Se a sua peça queimar rapidamente e derreter, não é âmbar Legítimo.
E para se obter os benefícios do âmbar é necessário adquirir uma peça verdadeira, pois outras materiais não possuem efeito terapeutico.
Caso tenha qualquer dúvida sobre esta maravilha da natureza, entre em contato conosco.
Um forte abraço,
Gessica